CASA DO CATALENDAS

catalenda11.jpg

A região amazônica é muito rica em todos os aspectos e não seria diferente no que diz respeito as suas lendas e folclores. Dentro de uma diversidade tão grande de culturas, de estórias, rituais que temos em nosso país, em Belém do Pará encontramos uma maneira criativa e interessante de repassar toda essa cultura para as crianças e também aos adultos.

 É a Casa do Catalendas, que a princípio era um apenas um programa exibido aos sábados pela TV Cultura do Pará, e foi ao ar pela primeira vez em 1999 e logo caiu nas graças do público infantil e também do adulto, com o passar do tempo foi parar em outras telinhas do Brasil, ganhando novas lendas e narrativas populares de outras partes do país e do mundo. 

Devido a esse sucesso, em outubro de 2005 o programa passou a ter um espaço físico de referência, funcionando num sobrado do início do século XX, localizado na Avenida Diogo Móia, onde está exposto todo o acervo do programa (cenários e bonecos) e está aberta a visitação de escolas para atividades didáticas com o universo das lendas como o tema.

Este ano a Casa do Catalendas abriu uma filial para visitação na Estação das Docas e com um estande na Feira do Livro 2007 tudo isso devido ao grande numero de visitantes que tem alcançado nesses anos.

A casa conta com um espaço para ouvir e contar estórias que retratam a nossa cultura A visita fica completa com oficinas de arte pra pintar, desenhar, colar e recriar o universo das narrativaspopulares; estimular a criatividade das crianças.

O mais interessante disso tudo é que a Casa do Catalendas não funciona somente como entretenimento. É um espaço cultural, onde as crianças poderão participar de oficinas de criação, ouvir sobre as lendas amazônicas. Todas as atividades são acompanhadas e monitoradas por pedagogos e arte-educadores.

Conheça

Para ampliar o seu conhecimento sobre as Lendas Amazônicas visite também:

http://www.aventura-am.com.br/port/lendas.htmhttp://www.areaindigena.hpg.ig.com.br/lendas.htmhttp://www.rosanevolpatto.trd.br/lendas%20do%20Norte.htm

Deixe um comentário